O Município

| 01 DE JANEIRO DE 1970

História

A história da origem deste município, antes denominado “Riacho da Sela”, é baseada em uma lenda. Segundo contam os mais antigos, duas famílias, Sales e Pereira, instalaram-se às margens de um riacho onde, certo dia, alguém encontrou uma sela abandonada.



A sela seria de um vaqueiro que, ao tentar atravessar o riacho, fora arrastado pela força da correnteza. Diz a lenda que o vaqueiro percorria as trilhas da região montado a cavalo à procura de um dos bois de seu rebanho. Ao chegar no riacho, o cavalo caiu por cima do vaqueiro, e não podendo este se levantar, morreu afogado. Os amigos e familiares sentiram a ausência do vaqueiro, mas nada sabiam sobre seu paradeiro. Até que, tempos mais tarde, foram encontrados às margens do riacho a sela e alguns de seus pertences.



Deste dia em diante, o povoado passou a chamar-se “Riacho da Sela” - nomenclatura oficialmente reconhecida pelo Ato Provincial de 9 de setembro de 1873 e considerada marco inicial do atual município de Umirim.



1937 - Riacho da Sela passa a se chamar Riachuelo.

No ano de 1937, Riacho da Sela passou a chamar-se “Riachuelo”, por determinação da Lei nº 346, de 10 de agosto.

O nome Riachuelo foi uma homenagem à Batalha Naval da Guerra do Paraguai, travada no Rio Paraná em 11 de junho de 1865 entre a Esquadra Brasileira e a Esquadra Paraguaia.



1943 - Riachuelo passa a se chamar Umirim.

O nome atual do município (Umirim) é resultante de dispositivo do Decreto-Lei nº 1.114 (30 de dezembro de 1943). O nome Umirim é de origem tupi-guarani que significa riacho ou rio pequeno. Quem nasce em Umirim é umiriense.



1963 - Primeira tentativa de elevação do Distrito a Município.

A Lei Estadual nº 6.417 (9 de julho de 1963) elevou pela primeira vez o então distrito à categoria de município, desmembrando-o do município de Uruburetama.



1965 - Umirim volta a ser Distrito.

Em 15 de dezembro de 1965, a Lei que desmembrava Umirim de Uruburetama foi revogada pela Lei nº 8.339 (publicada no Diário Oficial).



1985 - Elevação de Umirim a Município

Com o crescimento do distrito, um grupo de moradores reivindicou uma consulta plebiscitária para decidir sobre a Emancipação Política de Umirim. Dos 2.909 eleitores que foram às urnas, no dia 22 de janeiro de 1984, apenas 70 votaram desfavorável à emancipação.



Assim, no dia 5 de fevereiro de 1985, através da Lei nº Estadual 11.006, Umirim foi elevado - pela segunda e definitiva vez - à categoria de município.

 

Deixe seu comentário

OUTRAS NOTÍCIAS

#Infraestrutura | 15 DE FEVEREIRO DE 2018

Açude de Caxitoré de ontem para hoje pegou uma lâmina d'água de 27 centímetros. [...]

#Infraestrutura | 08 DE FEVEREIRO DE 2018

Ao final da solenidade de entrega da escola profissionalizante em Uruburetama CE, o governador Camilo Santana reafirmou o compromisso com o prefeito Felipe Uchoa sobre a construção da estrada que liga a BR222 (barro branco) ao distrito de são Joaquim em Umirim. [...]

#Obra | 03 DE FEVEREIRO DE 2018

Prefeito Felipe Uchoa esteve vistoriando obras de pavimentação na malha viária central da cidade.Estivemos acompanhado do secretário de infraestrutura Franki Uchôa, na obra de pavimentação asfáltica da rua Nossa Senhora da Natividade, no centro [...]

#Saúde | 02 DE FEVEREIRO DE 2018

Uma vez que este mês foi escolhido como o Mês de Combate Mundial à Leucemia.

#Prefeito | 02 DE FEVEREIRO DE 2018

Prefeito de Umirim foi considerado o 16° melhor prefeito entre os 184 municípios do estado por promover o desenvolvimento do municípioCom uma gestão reconhecida e aprovada por mais de 80% da população, o prefeito Felipe Uchoa, de Umirim, município do val [...]

PREFEITURA MUNICIPAL DE UMIRIM

LOCALIZAÇÃO

 Rua Major Sales, nº 28 Cruzeiro

 Tel. (85) 3364-1211

 gabinete@umirim.ce.gov.br

REDES SOCIAIS